sexta-feira, 21 de março de 2008

Reflexões do aluno, pesquisas feitas por sua iniciativa

Reflexão do texto lido na aula


A qualidade de vida depende de um conjunto de factores que proporcionam ao indivíduo bem - estar físico, harmonia e equilíbrio nas relações familiares, laborais e dentro da comunidade onde este se integra, permitindo assim uma vida saudável.
Porém, nem sempre o corpo humano mantém o equilíbrio, surgindo, por vezes, problemas graves de saúde que afectam não só as pessoas individualmente como a sociedade no seu todo. Ao longo da história da humanidade, muitas doenças surgiram com graves consequências para as populações.
Alguns exemplos disso são: o SIDA que é uma consequência da infecção pelo vírus imunodeficiência humana (VIH), que afecta grande número de seres humanos em muitas regiões do globo - pandemia, ou peste negra que é uma doença que se propaga numa determinada região ou comunidade em grandes proporções, num curto período de tempo - epidemia.
É isso que aconteceu com a Marta e o Paulo, pelo facto de não tomarem as devidas precauções, ou seja, o uso de preservativo, durante o acto sexual.
Tanto ele como ela foram muito irresponsáveis, pois deviam de se ter dirigido a um médico (consulta de planeamento familiar), para lhes aconselharem o que devem fazer e se tão devidamente preparados para avançar.
Se tal me acontecesse, o que faria em primeiro lugar era abordar o meu namorado, de modo a perceber se tanto ele como eu nos sentíamos preparados para progredir na relação. Logo depois, dizia-lhe que deveríamos ir a uma consulta, para tirar todas as dúvidas que pudessem existir. Se gostasse realmente de mim, ia comigo e confiava em mim. Se isso não sucedesse, acabava tudo com ele, pois não valia a pena continuar com alguém que não confiava em mim nem nos meus sentimentos.
Durante estes actos, os factores de risco estão bem presentes, como por exemplo não fazer os rastreios ou não utilizar protecção.



















Sem comentários: