Se realizasse novamente este trabalho, alterava o conteúdo de alguns textos e de algumas imagens que não correspondiam ao tema proposto, ou seja, a " Evolução do conhecimento sobre o SIDA".
1. Identificação do trabalho - " Transmissão da Vida"
1. Identificação do trabalho - " Sistema Neuro-Hormonal"
2. Sumário do trabalho - Manter a vida humana, em todas as suas dimensões, implica a coordenação entre os vários sistemas de órgãos. O sistema neuro - hormonal, isto é, o sistema nervoso e o sistema endócrino, têm como função coordenar a actividade do nosso organismo. O sistema nervoso permite ao indivíduo relacionar-se com o meio ambiente e dar respostas adequadas aos estímulos recebidos.
3. Porque seleccionei (ou realizei) este trabalho? Eu seleccionei este trabalho, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente a utilização de PowerPoint.
4. O que aprendi com este trabalho em termos de:
a) Conteúdos - Em termos de conteúdos, aprendi que na coordenação do nosso organismo intervêm o sistema nervoso e o sistema hormonal, que no sistema nervoso as mensagens são transmitidas ao longo das células nervosas por impulsos eléctricos enquanto que no sistema hormonal existem mensageiros químicos que circulam na corrente sanguínea até aos órgãos-alvo e aprendi todos os órgãos constituintes de cada sistema e o seu funcionamento.
b) Processos - Em termos de processos, aperfeiçoei os meus conhecimentos em relação ao PowerPoint.
5. O que faria se realizasse novamente este trabalho? Se realizasse novamente este trabalho, alterava a quantidade um pouco excessiva de textos.
6. Quais os próximos objectivos a atingir? Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de textos e melhorar a qualidade das imagens.
7. Auto - avaliação - Satisfaz Muito Bem
8. Hetero - avaliação
a) Dos colegas - Satisfaz Muito Bem
b) Do encarregado de educação - Satisfaz Muito Bem
c) Do professor - Satisfaz Muito Bem
Reflexão do trabalho "Sistema Neuro - Hormonal"
Na realização do trabalho “ Sistema Neuro - Hormonal”, desenvolvi a minha aprendizagem no que diz respeito aos diferentes componentes de desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo.
Se realizasse novamente este trabalho, alterava a quantidade um pouco excessiva de textos.
Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de textos e melhorar a qualidade das imagens.
Com este trabalho, melhorei os meus conhecimentos relativamente ao PowerPoint.
Gostei muito de trabalhar com a minha colega, pois empenhámo - nos ao máximo para conseguirmos entregar o trabalho no prazo estipulado.
1. Identificação do trabalho - " Biomoléculas"
2. Sumário do trabalho - Biomoléculas são compostos sintetizados por seres vivos e que participam na estrutura e no funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos de carbono cujas massas são formadas em 99% de C, H, O, N, ou seja, são as proteínas, açúcares, lipídios, DNA, etc. As Macromoléculas são biomoléculas de alto peso molecular, muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas. As proteínas constituem a maior fração da matéria viva. São as macromoléculas mais complexas e possuem inúmeras funções na célula.
3. Porque seleccionei (ou realizei) este trabalho? Eu seleccionei este trabalho, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente a utilização de PowerPoint.
4. O que aprendi com este trabalho em termos de:
a) Conteúdos - Em termos de conteúdos, aprendi que nenhuma unidade viva é exactamente igual a outra ou exactamente igual a si própria em dois momentos diferentes, que a própria célula é um sistema aberto em que entram constantemente substâncias novas e são eliminados, em simultâneo, produtos elaborados no interior da célula e que é possível agrupar os constituintes químicos de uma célula em dois conjuntos: compostos inorgânicos - água e sais minerais e os compostos orgânicos - glícidos (hidratos de carbono), lípidos, prótidos, ácidos nucleicos, etc.
b) Processos - Em termos de processos, optimizei os meus conhecimentos em relação ao PowerPoint.
5. O que faria se realizasse novamente este trabalho? Se realizasse novamente este trabalho, diminuiria a quantidade de informação de textos e de algumas imagens.
6. Quais os próximos objectivos a atingir? Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de informação de textos e de algumas imagens.
7. Auto - avaliação - Satisfaz Muito Bem
8. Hetero - avaliação
a) Dos colegas - Satisfaz Muito Bem
b) Do encarregado de educação - Satisfaz Muito Bem
c) Do professor - Satisfaz Muito Bem
Reflexão do trabalho "Biomoléculas"
Ao realizar o trabalho “ Biomoléculas”, deparei-me com algumas dificuldades no que toca à selecção da informação e pesquisa de imagens que se relacionem com o tema em causa.
Se realizasse novamente este trabalho, diminuiria a quantidade de informação de textos e de algumas imagens. Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de informação de textos e de algumas imagens.
Com este trabalho, aperfeiçoei os meus conhecimentos relativamente ao PowerPoint.
Ao concluir este trabalho, cheguei à conclusão que valeu a pena o esforço, o empenho e a dedicação, pois só assim se consegue bons resultados.
Destaque dos temas sobre os quais gostaria de aprender mais...
Sexualidade; Métodos contraceptivos; Aborto; Globalização; Aquecimento global; etc...
Ideias/conceitos que alterou ou corrigiu durante a aprendizagem...
Saúde; Qualidade de vida; Sexualidade; Nidação; Métodos contraceptivos; Período de fertilidade;
Hereditariedade; Clonagem; Actos reflexos; Células - alvo ou células efectoras; etc...
Sem comentários:
Enviar um comentário