terça-feira, 18 de março de 2008

O meu diário de aprendizagem

Reflexão sobre as aprendizagens


1. Identificação do trabalho - " Evolução do conhecimento sobre o SIDA"

2.Sumário do trabalho - O SIDA julga-se que terá sido inicialmente contraído por caçadores africanos, que provavelmente se feriram e ao carregar o animal, sujaram a ferida com o sangue infectado. O vírus terá então se espalhado nas regiões rurais de uma forma lenta, tendo migrado para as cidades, com o início da grande onda de urbanização em África, no ano de 1960. Os primeiros registos de uma morte por SIDA remontam a 1976, quando uma médica dinamarquesa contraiu a doença no Zaire (hoje República Democrática do Congo).

3. Porque seleccionei (ou realizei) este trabalho? Eu seleccionei este trabalho, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente a utilização de PowerPoint.

4. O que aprendi com este trabalho em termos de:

a) Conteúdos - Em termos de conteúdos, aprendi que as primeiras infecções do vírus HIV ocorreram em África, na década de 1930, que o vírus de SIDA, acabou por ser descoberto pelo Instituto Pasteur de Paris em 1983 por Luc Montagnier e que os primeiros casos reconhecidos de SIDA em Portugal apareceram em 1983.

b) Processos - Em termos de processos, optimizei os meus conhecimentos relativamente ao PowerPoint.

5. O que faria se realizasse novamente este trabalho? Se realizasse novamente este trabalho, alterava o conteúdo de alguns textos e de algumas imagens que não correspondiam ao tema proposto, ou seja, a " Evolução do conhecimento sobre o SIDA".

6. Quais os próximos objectivos a atingir? Os próximos objectivos a atingir são: melhorar a quantidade e a qualidade de alguns textos e de algumas imagens, colocando-as nos lugares mais apropriados.

7. Auto - avaliação - Satisfaz Muito Bem

8. Hetero - avaliação

a) Dos colegas - Satisfaz Muito Bem

b) Do encarregado de educação - Satisfaz Muito Bem

c) Do professor - Satisfaz Muito Bem


Reflexão do trabalho " Evolução do conhecimento sobre o SIDA"

Ao realizar o trabalho “ Evolução do conhecimento sobre o SIDA”, deparei-me com algumas dificuldades no que toca à selecção da informação e pesquisa de imagens que se relacionem com o tema em causa.
Se realizasse novamente este trabalho, alterava o conteúdo de alguns textos e de algumas imagens que não correspondiam ao tema proposto, ou seja, a " Evolução do conhecimento sobre o SIDA".
Os próximos objectivos a atingir são: melhorar a quantidade e a qualidade de alguns textos e de algumas imagens, colocando-as nos lugares mais apropriados.
Com este trabalho, aperfeiçoei os meus conhecimentos relativamente ao PowerPoint.
Gostei muito de trabalhar com a minha colega, pois ajudámo-nos mutuamente, conseguindo assim obter um bom resultado e empenhámo-nos ao máximo, para tentar entregar o trabalho no prazo estipulado

1. Identificação do trabalho - " Transmissão da Vida"

2. Sumário do trabalho - O sistema genital masculino, apresenta um funcionamento contínuo. A partir da puberdade, ao nível dos testículos, ocorre não só a produção de espermatozóides, mas também a produção da hormona masculina, testoterona. O ciclo sexual feminino, cuja duração média é de 28 dias, inicia- se na puberdade e, por convenção, o primeiro dia do ciclo sexual feminino é o primeiro dia da menstruação.

3. Porque seleccionei (ou realizei) este trabalho? Eu seleccionei este trabalho, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente a utilização de PowerPoint.

4. O que aprendi com este trabalho em termos de:

a) Conteúdos - Em termos de conteúdos, aprendi a morfofisiologia do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino, ou seja, os órgãos constituintes e todas as suas funções, a gametogénese, a espermatogénese e a oogénese, a regulação hormonal feminina e masculina e por fim a fecundação.

b) Processos - Em termos de processos, melhorei os minhas aptidões relativamente ao PowerPoint.

5. O que faria se realizasse novamente este trabalho? Se realizasse novamente este trabalho, alterava a quantidade um pouco excessiva de textos.

6. Quais os próximos objectivos a atingir? Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de textos e melhorar a qualidade das imagens.

7. Auto - avaliação - Satisfaz Muito Bem

8. Hetero - avaliação

a) Dos colegas - Satisfaz Muito Bem

b) Do encarregado de educação - Satisfaz Muito Bem

c) Do professor - Satisfaz Muito Bem


Reflexão do trabalho "Transmissão da Vida"

O trabalho “ Transmissão da Vida” ajudou-me a ser mais responsável, a ter consciência do que realmente significa um “trabalho”, quer na minha vida de estudante, quer na futura vida profissional, e de como ele me pode ajudar na minha aprendizagem.
Se realizasse novamente este trabalho, alterava a quantidade um pouco excessiva de textos.
Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de textos e melhorar a qualidade das imagens.
Com este trabalho, optimizei os meus conhecimentos relativamente ao PowerPoint.
Ao concluir este trabalho, cheguei à conclusão que valeu a pena o esforço, o empenho e a dedicação, pois só assim se consegue bons resultados.

1. Identificação do trabalho - " Sistema Neuro-Hormonal"

2. Sumário do trabalho - Manter a vida humana, em todas as suas dimensões, implica a coordenação entre os vários sistemas de órgãos. O sistema neuro - hormonal, isto é, o sistema nervoso e o sistema endócrino, têm como função coordenar a actividade do nosso organismo. O sistema nervoso permite ao indivíduo relacionar-se com o meio ambiente e dar respostas adequadas aos estímulos recebidos.

3. Porque seleccionei (ou realizei) este trabalho? Eu seleccionei este trabalho, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente a utilização de PowerPoint.

4. O que aprendi com este trabalho em termos de:

a) Conteúdos - Em termos de conteúdos, aprendi que na coordenação do nosso organismo intervêm o sistema nervoso e o sistema hormonal, que no sistema nervoso as mensagens são transmitidas ao longo das células nervosas por impulsos eléctricos enquanto que no sistema hormonal existem mensageiros químicos que circulam na corrente sanguínea até aos órgãos-alvo e aprendi todos os órgãos constituintes de cada sistema e o seu funcionamento.

b) Processos - Em termos de processos, aperfeiçoei os meus conhecimentos em relação ao PowerPoint.

5. O que faria se realizasse novamente este trabalho? Se realizasse novamente este trabalho, alterava a quantidade um pouco excessiva de textos.

6. Quais os próximos objectivos a atingir? Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de textos e melhorar a qualidade das imagens.

7. Auto - avaliação - Satisfaz Muito Bem

8. Hetero - avaliação

a) Dos colegas - Satisfaz Muito Bem

b) Do encarregado de educação - Satisfaz Muito Bem

c) Do professor - Satisfaz Muito Bem


Reflexão do trabalho "Sistema Neuro - Hormonal"

Na realização do trabalho “ Sistema Neuro - Hormonal”, desenvolvi a minha aprendizagem no que diz respeito aos diferentes componentes de desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo.
Se realizasse novamente este trabalho, alterava a quantidade um pouco excessiva de textos.
Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de textos e melhorar a qualidade das imagens.
Com este trabalho, melhorei os meus conhecimentos relativamente ao PowerPoint.
Gostei muito de trabalhar com a minha colega, pois empenhámo - nos ao máximo para conseguirmos entregar o trabalho no prazo estipulado.

1. Identificação do trabalho - " Biomoléculas"

2. Sumário do trabalho - Biomoléculas são compostos sintetizados por seres vivos e que participam na estrutura e no funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos de carbono cujas massas são formadas em 99% de C, H, O, N, ou seja, são as proteínas, açúcares, lipídios, DNA, etc. As Macromoléculas são biomoléculas de alto peso molecular, muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas. As proteínas constituem a maior fração da matéria viva. São as macromoléculas mais complexas e possuem inúmeras funções na célula.

3. Porque seleccionei (ou realizei) este trabalho? Eu seleccionei este trabalho, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente a utilização de PowerPoint.

4. O que aprendi com este trabalho em termos de:

a) Conteúdos - Em termos de conteúdos, aprendi que nenhuma unidade viva é exactamente igual a outra ou exactamente igual a si própria em dois momentos diferentes, que a própria célula é um sistema aberto em que entram constantemente substâncias novas e são eliminados, em simultâneo, produtos elaborados no interior da célula e que é possível agrupar os constituintes químicos de uma célula em dois conjuntos: compostos inorgânicos - água e sais minerais e os compostos orgânicos - glícidos (hidratos de carbono), lípidos, prótidos, ácidos nucleicos, etc.

b) Processos - Em termos de processos, optimizei os meus conhecimentos em relação ao PowerPoint.

5. O que faria se realizasse novamente este trabalho? Se realizasse novamente este trabalho, diminuiria a quantidade de informação de textos e de algumas imagens.

6. Quais os próximos objectivos a atingir? Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de informação de textos e de algumas imagens.

7. Auto - avaliação - Satisfaz Muito Bem

8. Hetero - avaliação

a) Dos colegas - Satisfaz Muito Bem

b) Do encarregado de educação - Satisfaz Muito Bem

c) Do professor - Satisfaz Muito Bem


Reflexão do trabalho "Biomoléculas"

Ao realizar o trabalho “ Biomoléculas”, deparei-me com algumas dificuldades no que toca à selecção da informação e pesquisa de imagens que se relacionem com o tema em causa.
Se realizasse novamente este trabalho, diminuiria a quantidade de informação de textos e de algumas imagens. Os próximos objectivos a atingir são: conseguir reduzir a quantidade de informação de textos e de algumas imagens.
Com este trabalho, aperfeiçoei os meus conhecimentos relativamente ao PowerPoint.
Ao concluir este trabalho, cheguei à conclusão que valeu a pena o esforço, o empenho e a dedicação, pois só assim se consegue bons resultados.


Destaque dos temas sobre os quais gostaria de aprender mais...

Sexualidade; Métodos contraceptivos; Aborto; Globalização; Aquecimento global; etc...


Ideias/conceitos que alterou ou corrigiu durante a aprendizagem...

Saúde; Qualidade de vida; Sexualidade; Nidação; Métodos contraceptivos; Período de fertilidade;
Hereditariedade; Clonagem; Actos reflexos; Células - alvo ou células efectoras; etc...












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Sem comentários: