terça-feira, 18 de março de 2008

Carta de apresentação do meu portfólio


A parte do portfólio que mas gostei foi: os meus trabalhos, pois reflecte o meu desenvolvimento ao longo do ano, a nível de criatividade, imaginação, empenho e inovação.

O portfólio ajudou-me a ser mais organizada, pois ao realizar este trabalho, mostrei que fui capaz de exprimir, registar e reflectir, de forma sistemática, as minhas ideias, motivações, opiniões, propósitos, relativamente aos processos que irão conduzir à concepção de produtos em suportes diversos (áudio, vídeo, scripto e informático).

Na escolha dos trabalhos a incluir tive em conta: a criatividade, a imaginação, a inovação, a dedicação e a aprendizagem que retirei nesse trabalho.

Foi difícil para mim reflectir sobre os trabalhos realizados ao longo do ano, quer a nível de aprendizagem quer a nível de selecção e avaliação.

O portfólio fez-me sentir uma maior responsabilidade pelo meu trabalho, pois ao realizar este trabalho estou a ter consciência do que realmente significa um portfólio, quer na minha vida de estudante, quer na futura vida profissional, e de como ele me pode ajudar na minha aprendizagem.

Gostava de mudar no portfólio (o quê e porquê): ao realizar o portfólio, é fundamental reorganizar atitudes e práticas para constantemente chegar aos objectivos delineados.

O portfólio é melhor que os outros instrumentos de avaliação, pois proporciona uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efectuada bem como das diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo. Reflecte também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua.

Sugestões para o futuro: é preciso investir, ganhar gosto pelo que fazemos, ensinar, partilhar saberes, despertar curiosidade e inovar.

Sem comentários: