terça-feira, 18 de março de 2008

Os meus trabalhos

Índice com a lista de trabalhos


- " Evolução do conhecimento sobre o SIDA"

- " Transmissão da Vida"

- " Sistema Neuro-Hormonal"

- " Biomoléculas"



Cartão de comentário para cada um dos trabalhos


Título do trabalho: " Evolução do conhecimento sobre o SIDA"

Data: 11 de Outubro de 2007

Tema: SIDA

Breve descrição da razão porque inclui este trabalho no meu portfólio: Eu incluí este trabalho no meu portfólio, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente, a utilização de PowerPoint.

Como me senti na realização desta tarefa: Na realização desta tarefa, penso que cumpri o solicitado e ajudei os meus colegas de grupo no referido trabalho.

Fui ajudado por (mãe, pai, irmão, amigo, colega, professor, explicador, outro): prima.

O que aprendi com esta tarefa: Em termos de conteúdos, aprendi que as primeiras infecções do vírus HIV ocorrem em África, na década de 1930, que o vírus de SIDA, acabou por ser descoberto pelo Instituto Pasteur de Paris em 1983 por Luc Montagnier e que os primeiros casos reconhecidos de SIDA em Portugal apareceram em 1983. Em termos de processos, aprendi a realizar um trabalho em PowerPoint.

Título do trabalho: " Transmissão da Vida"

Data: 18 de Dezembro de 2007

Tema: Sistema reprodutor feminino e sistema reprodutor masculino

Breve descrição da razão porque inclui este trabalho no meu portfólio: Eu incluí este trabalho no meu portfólio, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente, a utilização de PowerPoint.

Como me senti na realização desta tarefa: Na realização desta tarefa, penso que cumpri os objectivos delineados, tendo apoiado os meus colegas neste tema.

Fui ajudado por (mãe, pai, irmão, amigo, colega, professor, explicador, outro): prima.

O que aprendi com esta tarefa: Em termos de conteúdos, aprendi a morfofisiologia do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino, ou seja, os órgãos constituintes e todas as suas funções, a gametogénese, a espermatogénese e a oogénese, a regulação hormonal feminina e masculina e por fim a fecundação. Em termos de processos, aprendi a realizar um trabalho em PowerPoint.

Título do trabalho: " Sistema Neuro-Hormonal"

Data: 14 de Março de 2008

Tema: Sistema nervoso e sistema hormonal

Breve descrição da razão porque inclui este trabalho no meu portfólio: Eu incluí este trabalho no meu portfólio, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente, a utilização de PowerPoint.

Como me senti na realização desta tarefa: Na realização desta tarefa, penso que cumpri o solicitado e consegui concretizar o trabalho dentro do prazo definido.

Fui ajudado por (mãe, pai, irmão, amigo, colega, professor, explicador, outro): prima

O que aprendi com esta tarefa: Em termos de conteúdos, aprendi que na coordenação do nosso organismo, intervêm o sistema nervoso e o sistema hormonal, que no sistema nervoso as mensagens são transmitidas ao longo das células nervosas por impulsos eléctricos enquanto que no sistema hormonal existem mensageiros químicos que circulam na corrente sanguínea até aos órgãos - alvo e aprendi todos os órgãos constituintes de cada sistema e o seu funcionamento. Em termos de processos, aprendi a realizar um trabalho em PowerPoint.

Título do trabalho: " Biomoléculas"

Data: 16 de Março de 2008

Tema: Compostos orgânicos e compostos inorgânicos

Breve descrição da razão porque inclui este trabalho no meu portfólio: Eu incluí este trabalho no meu portfólio, porque aprendi muito com ele, não só a nível de conteúdos mas também a nível de processos, nomeadamente, a utilização de PowerPoint.

Como me senti na realização desta tarefa: Na realização desta tarefa, penso que correspondi ao solicitado, tendo contribuído e escutado as ideias do grupo.

Fui ajudado por (mãe, pai, irmão, amigo, colega, professor, explicador, outro): prima

O que aprendi com esta tarefa: Em termos de conteúdos, aprendi que nenhuma unidade viva é exactamente igual a outra ou exactamente igual a si própria em dois momentos diferentes, que a própria célula é um sistema aberto em que entram constantemente substâncias novas e são eliminados, em simultâneo, produtos elaborados no interior da célula e que é possível agrupar os constituintes químicos de uma célula em dois conjuntos: compostos inorgânicos - águas e sais minerais e os compostos orgânicos - glícidos ( hidratos de carbono), lípidos, prótidos, ácidos nucleicos, etc. Em termos de processos, aprendi a realizar um trabalho em PowerPoint.


























































































































































































































































































































































































Sem comentários: